O que é a maturidade digital?

Opensoft > Blog  > 
O que é a maturidade digital?

O que é a maturidade digital?

Se a sua organização está a investir mais na digitalização de serviços, saiba que não é a única! Se os esforços das empresas na digitalização têm crescido ao longo dos últimos anos, a pandemia causada pela covid-19 acelerou o ritmo destas ações.

 

Nestes processos de digitalização e transformação é essencial que as organizações saibam como se posicionam em relação às outras organizações, nomeadamente em relação às iniciativas de transformação digital e como podem alinhar a sua estratégia às tendências do setor e do mercado.

 

Essa avaliação chama-se maturidade digital e analisa as capacidades e resultados de uma organização face aos desafios da transformação digital.

 

O que é a maturidade digital? Como se mede?

 

Quando falamos de maturidade digital referimo-nos, entre outros aspetos, à agilidade e à flexibilidade da organização, à inovação que esta é capaz de gerar e ao foco no consumidor que as iniciativas de transformação digital promovem na organização. Quanto mais sucessos concretizados, mais madura é a organização.

 

A consultora Delloite e a organização TM Forum criaram um modelo de maturidade digital que avalia a capacidade digital da organização em 5 dimensões do negócio e permite uma “fotografia geral” da organização. As dimensões são as seguintes:

 

Cliente: a organização preocupa-se em disponibilizar uma experiência onde os clientes veem a organização como um parceiro digital com quem interagem através dos seus canais preferidos, quer estejam a fazê-lo online ou offline;

 

Estratégia: a organização concentra-se na forma como o negócio se transforma ou opera para aumentar a sua vantagem competitiva através de iniciativas digitais. Esta dimensão está interligada com a estratégia global do negócio;

 

Tecnologia: sustenta o sucesso da estratégia digital ajudando a criar, processar, armazenar, proteger e trocar dados para responder às necessidades dos clientes;

 

Operações: trata-se da execução e evolução de processos e tarefas utilizando tecnologias digitais para conduzir a gestão estratégica e aumentar a eficiência e eficácia do negócio;

 

Organização e Cultura: promove e desenvolve uma cultura organizacional para apoiar o progresso ao longo da curva de maturidade digital e atingir os objetivos de crescimento e inovação da organização.

 

Este modelo permite definir um caminho para alcançar os resultados desejados através de uma avaliação da capacidade digital da organização.

 

No entanto, há modelos mais simples que usam apenas dois níveis: avaliação do nível de digitalização da organização (que pode ser avaliado pela forma como a organização interage com os seus clientes e o seu funcionamento a nível de processos, equipa, entre outros) e as capacidades da organização para promover e concluir iniciativas de transformação digital às suas operações.

 

Avaliar o nível de maturidade digital é essencial durante a primeira fase de transformação digital numa organização, porque permite saber como se posiciona a empresa, quais os seus pontos fortes e a definir melhor a estratégia e os primeiros passos a seguir.

 

A maturidade digital como vantagem competitiva

 

Hoje, a maturidade digital é mais importante do que nunca. Em mercados altamente competitivos, qualquer organização que não consiga adaptar-se às novas exigências do consumidor está a pôr em risco a sua sobrevivência.

 

Os últimos meses provaram que a maturidade digital tornou-se uma das principais vantagens competitivas, já que as organizações mais maduras digitalmente rapidamente se adaptaram mais rapidamente às novas condições impostas pela pandemia e conseguiram manter as suas operações e o seu pleno funcionamento.

 

Em resumo, as empresas digitalmente maduras usam as iniciativas de digitalização como ferramentas de crescimento, otimização de custos e aumento de receitas. Daí, a necessidade de promover a maturidade digital da organização para garantir o sucesso do negócio.

 

Se está a considerar a digitalização do seu negócio, fale connosco! Temos muita experiência na implementação de iniciativas de digitalização e de transformação digital que vão acelerar o seu negócio!

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website