5 tendências tecnológicas para 2018
Com o ano quase a terminar, está na altura de fazer as apostas sobre as tendências tecnológicas para 2018. Fomos ler estudos, opiniões e juntamos as tendências que acreditamos que irão vingar no próximo ano.
1. A explosão do blockchain
O termo Blockchain foi exaustivamente falado em 2017, muito por culpa do desenvolvimento da moeda digital bitcoin. Esta tecnologia permite a criação de uma estrutura de dados que representa uma entrada de contabilidade financeira ou um registo de uma transação. Estes dados interligam-se com toda a segurança através de criptografia, de forma a garantir a alta integridade dos dados.
O blockchain é uma tecnologia que, além de alimentar a indústria da cripto-moeda, está preparada para revolucionar todas as indústrias que lidem com autenticidade ou formas de pagamento. Deste modo, no próximo ano vamos assistir a tentativas de revolucionar negócios com a ajuda de plataformas baseadas nesta tecnologia.
De acordo com o Google, bitcoin é a segunda palavra mais pesquisada de 2017. Muitas organizações, como a IBM, a Microsoft ou a Oracle, já estão a introduzir a tecnologia blockchain.
2 Recolha de informação através de dispositivos IoT
Atualmente há biliões de dispositivos conectados por todo o mundo, mas a Internet das Coisas (IoT) é muito mais do que dispositivos que recolhem dados e os armazenam num banco de dados comum.
A IoT é importante pelas tecnologias que estão ligadas a ela (ou das quais necessita), como a tecnologia 5G. Como as empresas estão interessadas em obter informações em tempo real, as empresas de telecomunicações precisam de desenvolver redes que permitam a transferência de grandes quantidades de dados no menor tempo possível (por isso, o 5G está a ganhar cada vez mais urgência).
Com todos os dados provenientes dos dispositivos inteligentes, as empresas vão continuar a apostar em sistemas de inteligência artificial e de machine learning para recolher informação importante para antecipar as necessidades dos consumidores quer de produtos ou serviços.
3 OK para uma máquina?
As tecnologias comandadas por voz não são uma novidade. Quantos anos já passaram desde que começámos a falar com o nosso smartphone? Mas, foi em 2017 que estas tecnologias entraram em vários lares, muito por culpa do lançamento de dispositivos mais acessíveis como o Google Home Mini.
As pessoas já não acham estranho conversar com uma máquina e em 2018 estas tecnologias serão adotadas por milhões de lares.
4 Para quê imaginar, se pode experimentar virtualmente?
Será que 2018 é o ano em que a realidade virtual se vai massificar? A tecnologia tem vindo a evoluir e várias empresas continuam a investir em dispositivos para tornar a realidade virtual acessível a todos, por isso é bem possível que a realidade virtual domine (ainda mais) o próximo ano.
Em 2017 as empresas apostaram na realidade virtual para melhorar a experiência dos seus consumidores através de robots disponíveis em lojas ou a utilizar a realidade virtual para, por exemplo, os consumidores experimentarem carros ou o resultado final de umas horas na sua casa. No próximo ano, certamente que as empresas vão querer continuar a apostar na realidade virtual para criar várias experiências imersivas.
5 Automação e robots
Muito se tem escrito sobre o aumento da automação nas tarefas do dia-a-dia e da substituição de trabalhadores por robots. A verdade é que as opiniões sobre a utilização da automação se dividem, mas isso não impede que a tecnologia avance e que as máquinas se estejam a tornar “inteligentes”.
Em 2018 vamos ver cada vez mais tarefas feitas por algoritmos ou robots e muitas indústrias, incluindo setores que tradicionalmente não seriam alvos de automação, como o direito ou as finanças, vão sofrer alterações ao seu modelo de funcionamento. As máquinas irão lentamente substituir as mãos humanas para executar tarefas de forma mais rápida, com mais segurança e com menos custos.
Estas serão algumas das tendências que acreditamos que vão marcar 2018. Na sua opinião, quais as tendências que terão mais impacto em 2018?