5 tendências tecnológicas para 2018

Opensoft > Blog  > 5 tendências tecnológicas para 2018
5 tendências tecnológicas para 2018

5 tendências tecnológicas para 2018

 

Com o ano quase a terminar, está na altura de fazer as apostas sobre as tendências tecnológicas para 2018. Fomos ler estudos, opiniões e juntamos as tendências que acreditamos que irão vingar no próximo ano.

 

1. A explosão do blockchain

 

O termo Blockchain foi exaustivamente falado em 2017, muito por culpa do desenvolvimento da moeda digital bitcoin. Esta tecnologia permite a criação de uma estrutura de dados que representa uma entrada de contabilidade financeira ou um registo de uma transação. Estes dados interligam-se com toda a segurança através de criptografia, de forma a garantir a alta integridade dos dados.

 

O blockchain é uma tecnologia que, além de alimentar a indústria da cripto-moeda, está preparada para revolucionar todas as indústrias que lidem com autenticidade ou formas de pagamento. Deste modo, no próximo ano vamos assistir a tentativas de revolucionar negócios com a ajuda de plataformas baseadas nesta tecnologia.

 

De acordo com o Google, bitcoin é a segunda palavra mais pesquisada de 2017. Muitas organizações, como a IBM, a Microsoft ou a Oracle, já estão a introduzir a tecnologia blockchain.

 

2 Recolha de informação através de dispositivos IoT

 

Atualmente há biliões de dispositivos conectados por todo o mundo, mas a Internet das Coisas (IoT) é muito mais do que dispositivos que recolhem dados e os armazenam num banco de dados comum.

 

A IoT é importante pelas tecnologias que estão ligadas a ela (ou das quais necessita), como a tecnologia 5G. Como as empresas estão interessadas em obter informações em tempo real, as empresas de telecomunicações precisam de desenvolver redes que permitam a transferência de grandes quantidades de dados no menor tempo possível (por isso, o 5G está a ganhar cada vez mais urgência).

 

Com todos os dados provenientes dos dispositivos inteligentes, as empresas vão continuar a apostar em sistemas de inteligência artificial e de machine learning para recolher informação importante para antecipar as necessidades dos consumidores quer de produtos ou serviços.

 

3 OK para uma máquina?

 

 

As tecnologias comandadas por voz não são uma novidade. Quantos anos já passaram desde que começámos a falar com o nosso smartphone? Mas, foi em 2017 que estas tecnologias entraram em vários lares, muito por culpa do lançamento de dispositivos mais acessíveis como o Google Home Mini.

 

As pessoas já não acham estranho conversar com uma máquina e em 2018 estas tecnologias serão adotadas por milhões de lares.

 

4 Para quê imaginar, se pode experimentar virtualmente?

 

Será que 2018 é o ano em que a realidade virtual se vai massificar? A tecnologia tem vindo a evoluir e várias empresas continuam a investir em dispositivos para tornar a realidade virtual acessível a todos, por isso é bem possível que a realidade virtual domine (ainda mais) o próximo ano.

 

Em 2017 as empresas apostaram na realidade virtual para melhorar a experiência dos seus consumidores através de robots disponíveis em lojas ou a utilizar a realidade virtual para, por exemplo, os consumidores experimentarem carros ou o resultado final de umas horas na sua casa. No próximo ano, certamente que as empresas vão querer continuar a apostar na realidade virtual para criar várias experiências imersivas.

 

5 Automação e robots

 

Muito se tem escrito sobre o aumento da automação nas tarefas do dia-a-dia e da substituição de trabalhadores por robots. A verdade é que as opiniões sobre a utilização da automação se dividem, mas isso não impede que a tecnologia avance e que as máquinas se estejam a tornar “inteligentes”.

 

Em 2018 vamos ver cada vez mais tarefas feitas por algoritmos ou robots e muitas indústrias, incluindo setores que tradicionalmente não seriam alvos de automação, como o direito ou as finanças, vão sofrer alterações ao seu modelo de funcionamento. As máquinas irão lentamente substituir as mãos humanas para executar tarefas de forma mais rápida, com mais segurança e com menos custos.

 

Estas serão algumas das tendências que acreditamos que vão marcar 2018. Na sua opinião, quais as tendências que terão mais impacto em 2018?

 

Sem comentários

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website