5 tendências tecnológicas para 2020

Opensoft > Blog  > 
5 tendências tecnológicas para 2020

5 tendências tecnológicas para 2020

 

Dezembro é aquele mês de balanços e perspetivas e em que fazemos planos para o novo ano. No setor empresarial, acontece exatamente o mesmo. O que nos reservará o próximo ano? E quais serão as tendências tecnológicas para 2020?

 

Numa área em que a evolução acontece à velocidade da luz e em que as empresas se veem obrigadas a uma maleabilidade acrescida para acompanhar a mudança e competirem num mercado global é importante estarem a par das últimas tendências tecnológicas. Reunimos as previsões apontadas por vários especialistas do setor.

 

#1 A mobilidade em todo o lado

 

A mobilidade não é um conceito novo, acabadinho de chegar para dominar 2020. Longe disso, tem sido uma tendência a nível global, quer pela gigante transformação a que os equipamentos foram sujeitos, quer pelas funcionalidades que suporta, sempre baseados na máxima anytime, anywhere.

 

Ainda assim, em 2020 a mobilidade é ainda mais visível devido às transformações no local de trabalho – menos tradicional, mais assente no digital e em equipas totalmente descentralizadas. Neste campo, o espaço físico deixa de fazer sentido para dar lugar à importância de contar com profissionais qualificados e comprometidos com o seu trabalho, mesmo que estejam a uma distância de milhares de quilómetros. Trabalho esse que se torna também mais motivador com a automatização de tarefas repetitivas e o foco em iniciativas mais criativas e estratégicas.

 

A tecnologia 5G, que promete as primeiras aparições reais já em 2020, vem dar aqui um maior apoio, rapidez e interatividade, potenciando (ainda mais) reuniões virtuais, sinergias entre diversos sistemas e processos de team building com recurso às novas ferramentas. E porque não um coffee-break virtual com os seus colegas? Sabia que há empresas que já o fazem?

 

#2 Uma nova experiência de cliente

 

Já ouviu falar em interfaces de agente? Pois bem, 2020 é o ano de afirmação deste novo paradigma que vem reforçar a interação homem-máquina. Mas é também uma porta aberta para uma outra forma das empresas se passarem a relacionar com os seus clientes, oferecerem serviços ou assegurarem ferramentas de trabalho às suas equipas. A ideia nasce suportada nos já bem conhecidos chatbots – como é o caso da assistente virtual Alexa, da Amazon – e tem pernas para andar (ainda mais) ao longo de 2020 e nos próximos anos.

 

Os chatbots melhoram a experiência do utilizador, já que recorrem à inteligência artificial (IA) para prever o que os utilizadores vão querer, sendo suportados por algoritmos que compilam informação de interações passadas e criam padrões de atuação atuais e futuros.

 

#3 Analytics ou uma cada vez maior vantagem competitiva

 

Uma das tendências tecnológicas para 2020 passa também pelo claro fortalecimento da área de data analytics. Dizem os especialistas que todas as empresas que optaram por ainda não investir em tecnologias analíticas, devem sair de cena antes do final do próximo ano.

 

A informação é cada vez mais um ativo precioso, que deverá ser eficazmente recolhida, processada e transformada em insights de negócio por qualquer tipo de empresa. Na realidade, seguir o bom e velho instinto deixou de ser suficiente quando todas as outras organizações optam por recorrer às mais modernas tecnologias de análise para identificar problemas e oportunidades em tempo útil, prevendo mais do que reagindo.

 

Neste campo, IA e machine learning tornam-se multiplicadores de força com vista a uma melhor análise de dados, suportada em três vertentes essenciais: velocidade, escala e conveniência.

 

#4 O blockchain para lá das criptomoedas

 

É verdade que nos seus primeiros tempos o conceito de blockchain (também conhecido como “o protocolo da confiança”) era quase sempre sinónimo de criptomoedas. Mas esta ideia tem vindo a mudar! Fruto do forte empurrão dado por algumas grandes empresas e do esforço de outras tantas PME no mercado mundial, o blockchain começa a ser utilizado em áreas tão distintas como a segurança alimentar, a proteção e pagamento da propriedade intelectual e direitos de autor e na gestão de ativos imobiliários… mas não só. Motivos mais do que suficientes para acreditar que 2020 pode ser o início de uma nova área no campo do blockchain – a base de dados transparente e descentralizada onde tudo fica registado e pode ser consultado por qualquer pessoa.

 

#5 Tecnologia para todos

 

Numa altura em que as questões da consciência ambiental, social e humana são mais relevantes do que nunca, dominando o palco central da discussão, a tecnologia tem o dever de se tornar cada vez mais inclusiva. A transformação digital e as novas tendências tecnológicas não podem ser já a arena exclusiva de “apenas” alguns, antes devendo trazer valor acrescentado a todos. E aqui entra também a preocupação com um design inclusivo que pode bem ser, segundo vários especialistas, a melhor forma de responder aos anseios de uma ampla comunidade.

 

Nesse sentido, designers e fabricantes devem ter em conta todos os potenciais segmentos de utilizadores, evitando equipamentos, serviços e ofertas demasiado restritivas. 2020 será, sem dúvida, o ano de uma (ainda maior) inclusão tecnológica.

 

Em suma, espera-se que as tendências tecnológicas para 2020 tragam maior simplificação de processos e evidentes ganhos de eficiência; assim como mais e melhor oferta tecnológica, inclusiva e – porque não – quase que desenhada à medida. Haverá surpresas, certezas e o reforço da importância da tecnologia numa sociedade cada vez mais digital.

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website