6 Vantagens da utilização de frameworks

Opensoft > Blog  > 6 Vantagens da utilização de frameworks

6 Vantagens da utilização de frameworks

 

Como é que uma equipa de desenvolvimento pode responder a um pedido para desenvolver uma aplicação ou integrar uma nova funcionalidade num sistema? Geralmente existem duas hipóteses: construir a sua própria solução ou usar uma framework.

 

Construir uma solução a partir do zero não é o ideal (é caro e demorado), sendo apenas justificável quando se trata de um problema cuja resolução é desconhecida. Para problemas que são amplamente conhecidos, a utilização de uma framework é vantajosa.

 

Uma framework é uma plataforma que disponibiliza um conjunto de bibliotecas com elementos base e código disponíveis para serem integrados num projeto tecnológico (desde aplicações móveis até formulários disponíveis num portal). Cada framework é desenvolvida tendo por base uma tecnologia, por exemplo, uma das frameworks mais conhecidas, a React, que é baseada na linguagem de programação JavaScript.

 

Quando se criam aplicações específicas, por exemplo um formulário integrado num portal, as equipas de desenvolvimento sabem que há funcionalidades típicas que têm de ser disponibilizadas. Um formulário precisa obrigatoriamente de campos para introduzir informação e um botão para a submissão da informação. Porquê implementar estas funcionalidades a partir do zero, quando se pode utilizar uma framework que já as disponibiliza?

 

Ainda que as equipas de desenvolvimento continuem a escrever código, a verdade é que muitas utilizam frameworks para trabalharem de forma mais eficaz. Desde a framework para o auxílio de testes a outras que ajudam a construir uma interface usável, a utilização de frameworks permite que a equipa do projeto se dedique mais aos detalhes e especificidades do projeto do que em construir uma base de funcionalidades básicas para o projeto (para isso utilizam a framework).

 

Mas, esta é apenas uma das vantagens da utilização de frameworks. Confira mais 6 vantagens associadas à utilização de frameworks no desenvolvimento tecnológico.

 

1. Eficiência

 

O processo de desenvolvimento da aplicação é mais fácil, porque não é necessário escrever tantas linhas de código como nos projetos desenvolvidos de raiz. As frameworks disponibilizam bibliotecas e funcionalidades que permitem poupar tempo e esforço. Já lá vai o tempo em que eram necessárias horas e centenas de linhas de código para construir uma funcionalidade simples. Há ainda a vantagem de poder reutilizar o código produzido em projetos futuros.

 

2. Custo

 

A grande maioria das frameworks são disponibilizadas no mercado de forma gratuita e no modelo open source, pelo que desde que exista uma equipa que domine a framework, o projeto será concluído com custos pouco elevados. Além disso, muitas delas não têm qualquer restrição para usos comerciais, por isso podem ser utilizadas mesmo em produtos que são comercializados.

 

3. Apoio Técnico

 

Regra geral, a documentação da framework é bastante completa e o apoio técnico é muito bom. E é bem possível, que nem precise de contactar a equipa de desenvolvimento da framework, porque a própria comunidade está sempre disponível para ajudar.

 

4. Segurança

 

Ao ser largamente utilizada e testada, a framework vai melhorando o seu desempenho na área da segurança. Quando é detectado um problema ou uma falha, rapidamente a comunidade de utilizadores alerta ou corrige as falhas de segurança, beneficiando todos os utilizadores da framework.

 

5. Integração

 

É provável que um projeto não seja concluído apenas com uma framework e que seja necessário integrar diferentes plataformas. Grande parte das frameworks são pensadas para integrarem e comunicarem com diferentes sistemas. Por exemplo, a framework desenvolvida pela Opensoft – Lightweightform – para o desenvolvimento de formulários, permite selecionar qualquer tipo de tecnologia para a recolha dos dados obtidos a partir de um formulário.

 

6. Usabilidade

 

Quando falamos de frameworks específicas para front-end, temos a garantia de que os elementos são desenvolvidos tendo em conta princípios de usabilidade que permitem uma ótima experiência de utilização. Ao ser muito utilizada, qualquer problema que a framework tenha é facilmente detectada e corrigida.

 

Em resumo, desenvolver uma aplicação com o auxílio de uma framework permite ser mais rápido, eficaz, barato e consequentemente diminuir o time-to-market da aplicação. No entanto, importa ter em consideração que existe sempre uma curva de aprendizagem para que a equipa de desenvolvimento possa tirar total partido da framework. Nesse caso, a solução pode ser escolher uma parceiro que lhe dê garantias no domínio técnico e para a seleção da framework mais adequada ao seu projeto.

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website