Porque é que as metodologias ágeis podem beneficiar os seus projetos tecnológicos?

Opensoft > Blog  > 
Porque é que as metodologias ágeis podem beneficiar os seus projetos tecnológicos?

Porque é que as metodologias ágeis podem beneficiar os seus projetos tecnológicos?

As metodologias ágeis são métodos de gestão ideais para projetos que exigem rapidez, flexibilidade e foco na melhoria do desempenho da equipa e das entregas dos projetos.

 

O desenvolvimento de projetos tecnológicos de forma ágil permite responder mais facilmente a mudanças (do mercado ou dos objetivos da organização, por exemplo). De acordo com uma pesquisa da revista Forbes, que entrevistou cerca de 500 líderes de várias organizações, 92% dos entrevistados afirmaram que as metodologias ágeis são críticas para o sucesso do seu negócio.

 

Na área tecnológica, as metodologias ágeis já são extensamente utilizadas: 71% das organizações dizem que utilizam metodologias ágeis em, pelo menos, alguns dos seus projetos. Fazem-no porque estas metodologias otimizam as tarefas de implementação das soluções e permitem responder às necessidades dos clientes mais rapidamente.

 

Mas afinal, porque é que as metodologias ágeis são tão utilizadas em projetos tecnológicos? Apresentamos algumas das principais vantagens destas metodologias que já são consideradas um Pré-visualizar alterações (abre num novo separador)padrão da indústria tecnológica.

 

Garantia de entregas

 

A utilização de metodologias ágeis em projetos tecnológicos é bastante popular, quer pela complexidade dos projetos, quer pelas incertezas associadas a este tipo de projetos e que faz com que o cumprimento de prazos de entrega seja, por si só, um desafio.

 

Uma abordagem ágil permite organizar a equipa de projeto de forma a optimizar a sua flexibilidade, criatividade e produtividade. As tarefas são estimadas e divididas para serem incluídas num sprint (período de tempo no qual um conjunto de tarefas deve ser executado). Cada sprint tem uma duração fixa, o que faz com que a equipa fique focada num objetivo, tornando-a mais produtiva.

 

Envolvimento do cliente

 

As metodologias ágeis favorecem o envolvimento entre o cliente e a equipa de implementação do projeto, promovendo a colaboração, melhor compreensão da visão do cliente e a possibilidade de sugerir oportunidades de melhoria. Este envolvimento aumenta também a transparência e a confiança na capacidade da equipa corresponder às expectativas do cliente.

 

Foco no utilizador

 

Estas metodologias normalmente utilizam user stories, ou seja, descrições curtas e simples das funcionalidades, relatadas na perspetiva do utilizador que as vai executar. Deste modo, a equipa técnica consegue ter uma melhor compreensão necessidades do utilizador, facilitando a comunicação entre todos os interlocutores do projeto.

 

Melhoria na qualidade da solução entregue

 

A aplicação das metodologias ágeis permite que a equipa do projeto se concentre não só no desenvolvimento da solução, mas também na garantia demonstrável de cada entrega.

 

A equipa vai incorporando as aprendizagens adquiridas ao longo de cada sprint de forma a melhorar a sua eficácia e eficiência, o que permite melhores resultados em menos tempo.

 

Retorno do investimento mais rápido

 

As metodologias ágeis viabilizam a identificação precoce de alterações, permitindo adaptar o processo de desenvolvimento para acomodar essas alterações, com o mínimo impacto, quer em tempo, quer em orçamento.

 

Como em cada iteração é entregue um produto intermédio totalmente funcional, as organizações têm a oportunidade de lançar uma versão beta, caso considerem que é vantajoso para o seu negócio.

 

Equipas mais motivadas

 

As metodologias ágeis estimulam as equipas a comunicar mais, discutir os problemas e encontrar respostas rápidas a necessidades emergentes através de uma estrutura de organização flexível que ajuda a gerir eficazmente os requisitos do cliente e a acrescentar valor às soluções entregues.

 

Deste modo, os objetivos de cada etapa de desenvolvimento são conhecidos por todos os elementos da equipa, permitindo que esta se concentre num objetivo comum, criando mais união e motivação nos seus elementos.

 

As metodologias ágeis são uma ferramenta poderosa para desenvolvimento de soluções tecnológicas. Permitem que a gestão do projeto seja mais controlada, nomeadamente nos seus custos ou alterações ao âmbito do projeto, além de proporcionarem ganhos importantes para os clientes e os seus negócios.

 

Quando pensar em implementar um novo projeto tecnológico deve considerar a utilização de metodologias ágeis como um dos fatores para a escolha de um parceiro tecnológico. Na Opensoft utilizamos as metodologias ágeis em todos os nossos projetos e com grande sucesso. Se está à procura de uma equipa experiente no desenvolvimento de soluções tecnológicas de qualidade, entre em contacto connosco!

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website