Nova versão Lightweightform já disponível

Opensoft > Notícias  > Comunicados  > Nova versão Lightweightform já disponível

Nova versão Lightweightform já disponível

 

A versão 4.0 do Lightweightform já está disponível. A equipa da Opensoft continua a apostar em melhorar a sua framework e lança uma nova versão cheia de novidades.

 

A grande alteração desta nova versão é mudança da tecnologia AngularJS para Angular. Com esta alteração o desempenho da plataforma melhorou, uma vez que a tecnologia Angular é mais rápida do que a AngularJS. Ainda assim, esta nova versão está ainda ser alvo de mais testes de estabilidade, por isso foi lançada em versão beta.

 

Além das alterações na plataforma, também o site Lightweightform sofreu atualizações. O exemplo dos censos da população irlandesa, utilizado para demonstrar as possibilidades da framework, foi atualizado e utiliza a sua versão 4.0.

 

Nesta nova versão, houve um especial cuidado em melhorar a usabilidade dos formulários na vertente do utilizador, facto que se pode comprovar no exemplo dos censos da população irlandesa. Foram também adicionadas as funcionalidades de carregar ficheiros e de gravar a informação do formulário ao exemplo dos censos, oferecendo mais possibilidades de teste aos developers.

 

 

4 Comentários
  • Carlos Castro
    Responder
    Posted at 13:25, 11 Julho, 2018

    Boa tarde,

    Começo por pedir para não assumirem como pejorativo o que vou dizer a seguir, é simplesmente a minha opinião como programador com bastante experiencia, sempre a tentar acompanhar o avanço das tecnologias (neste caso concreto frameworks), o que constato entre as soluções que cada empresa apresenta e a tecnologia que usam, mas principalmente porque acompanho a Opensoft no FB, e aprecio muito o conteúdo dos posts que faz, das soluções que apresenta e o que parece ser um excelente “espirito de equipa”.

    Este meu comentário está relacionado com o vosso post:
    “Nova versão Lightweightform já disponível”.

    Embora sob o ponto de vista de Marketing perceba completamente a exposição que fizeram, sob o ponto de vista de programador associado à função de gestor da empresa que faz essa exposição, só posso dizer que seria algo que não faria.

    É inquestionável que a tecnologia (neste caso uma determinada linguagem de programação) que uma determinada empresa escolhe para implementar as suas soluções é de extrema importância. O que para mim já é questionável é quando a empresa procura melhorar a sua imagem no mercado apelando ao facto de que a tecnologia que usa também melhorou.
    A importância do serviço prestado deve ser sempre superior à tecnologia usada.
    O factor diferenciador de uma empresa não deveria ser a tecnologia, mas sim o serviço.
    Quais são as bases para estar a fazer esta minha exposição? À imensidão de soluções que acompanhei em que encontrei más soluções com excelente tecnologia e boas soluções em tecnologias mais “antigas”.

    Para não roubar mais o vosso tempo, explico a razão concreta em que fundamento a minha opinião.
    Após ter usado várias linguagens de programação, desde de 2000 fiquei com PHP.
    Tenho projetos implementados que fazem pesquisas em tabelas com mais de 1 milhão de registos.
    Em versões antigas, em que uso o MOVAMP com php 5.x, o tempo de resposta anda pelos 3 a 6 segundos.
    Na versão mais recente do Xampp com php 7.2.x, o tempo de resposta anda pelos 3 a 5 segundos.
    O avanço da tecnologia (que uso) nunca fez grande diferença no meu objetivo de resolver os problemas dos meus clientes, se o tivesse feito nunca teria tomado a decisão de a usar.

    Votos de sucesso.
    Atentamente

    Carlos Castro

    • Posted at 15:12, 12 Julho, 2018

      Boa tarde Carlos,

      Obrigada pelo seu comentário, pela partilha da sua experiência e pelo seu interesse nos conteúdos e produtos da Opensoft.

      O Lightweightform é uma framework recente e disponibilizada num regime open source e gratuito, por isso compreenderá que a equipa de marketing da Opensoft está a trabalhar para que a comunidade de utilizadores da framework cresça. Para tal, é natural usarmos as nossas plataformas para divulgação deste produto.

      A divulgação que fazemos da framework tem como objetivo mostrar o que fazemos e como o fazemos. Acreditamos que o investimento que fizemos neste produto, permite gerar valor que se dissemina pelos nossos clientes e pela comunidade de utilizadores, onde vamos buscar feedback precioso para melhorarmos o nosso trabalho, serviços e o Lightweightform em concreto.

      Em relação à nova versão do Lightweightform, não temos dúvidas em afirmar que a qualidade do que entregamos será melhor com esta nova versão. Agora é mais simples e rápido desenvolver formulários complexos com esta versão que utiliza tecnologias e uma arquitetura mais robusta que as versões anteriores. Além de termos melhorado substancialmente a usabilidade dos componentes atualizados e criado um guia de utilização que explica a forma correta de utilização para minimizar a problemática “boa tecnologia, má utilização” e revimos toda a documentação dos componentes.

      Para obter mais detalhes sobre a componente técnica, pode ser consultada mais informação aqui https://lightweightform.io/2018/06/28/whats-new-lightweightform-4-0/ ou contacte-nos através do email lightweightform@opensoft.pt

      Até breve,
      Ana Marques – Gestora de comunicação

  • Carlos Casttro
    Responder
    Posted at 13:31, 11 Julho, 2018

    Enviei por duas vezes um comentário, mas não aparece qualquer mensagem de confirmação, espero que tenham seguido.

    Uma curiosidade: esta confirmação do “não sou um robô”, é mesmo necessária nesta secção de envio de comentários? Recebem assim tantos que possam atrofiar os vossos sistemas?

    • Posted at 15:07, 12 Julho, 2018

      Olá Carlos,

      Os nossos comentários estão sujeitos a aprovação.

      A receção de SPAM em formulários é uma realidade e o nosso site não é exceção. A questão não é tanto a carga nos sistemas , mas o ruído para quem analisa os comentários.

      Até breve,

      Ana Marques – Gestora de Comunicação

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website