Opentour by Opensoft – 2014

Opensoft > Notícias  > Comunicados  > Opentour by Opensoft – 2014

Opentour by Opensoft – 2014

 

Agora que estamos a chegar ao fim do primeiro semestre é altura de encerrar a Opentour deste ano.

 

Opentour é o conjunto de eventos em que participamos todos os anos, nas faculdades com cursos na área da Informática. Estes eventos podem ser de vários tipos, feiras de emprego, workshops, jornadas temáticas, parcerias com grupos de alunos, apoio em projetos de disciplinas ou eventos da faculdade. Por isso todos os anos “nos fazemos à estrada”. Desta forma atingimos 2 objetivos, manter o contacto com o universo académico de onde recebemos os nossos engenheiros de software e devolver à faculdade algum conhecimento que geramos através dos alunos que se tornam nossos colaboradores. Esta relação é muito importante pois a faculdade é onde se formam os profissionais que irão formar as nossas equipas futuras.

 

O objetivo final desta ligação é atrair os alunos certos para o nosso processo de recrutamento, mas pretendemos fazê-lo de forma simbiótica, que seja dentro do interesse de todos os envolvidos: a Opensoft, a faculdade e o aluno. Assim damos sempre que possível preferência a eventos que nos permitam uma diferenciação, em que seja possível mostrar de forma mais clara o que distingue a Opensoft.

 

Para além de participar em eventos nas faculdades, em que estamos presentes com um stand e disponíveis para falar com os alunos, este foi um ano em que escolhemos formas bastante específicas para nos diferenciarmos. Por isso privilegiámos parcerias com grupos de alunos como o Best Lisboa e o Best Almada e apresentações orientadas a temas que estejam focadas nos interesses dos alunos. Exemplo disso foi a apresentação feita pelo Pedro Alves com o tema “Das faculdades para as empresas, o que muda?”. O Pedro é Arquiteto de Soluções na Opensoft e partilhou em discurso direto a sua experiência e as 10 diferenças que identificou quando saiu da faculdade e começou a sua atividade profissional. Outro exemplo foram os workshops que apresentámos sobre tecnologia. Foram sessões 100% hands-on dedicadas a node.js e websockets, que apresentámos na FCUL, FCT e no IST, em que participaram mais de 60 alunos – #Yolofight: Muda o mundo, 60x por segundo.

 

Estes são exemplos de momentos em que levamos a nossa equipa à faculdade, mas desde o ano passado que temos participado num evento que traz alunos à Opensoft, trata-se do Inside View. O Inside View é organizado pelo Best Lisboa, e o seu objetivo é proporcionar a alunos a experiência de conhecer o trabalho de um engenheiro numa empresa durante um dia. Este ano aceitámos novamente participar nesta iniciativa e mais uma vez considerámos o resultado muito positivo. Recebemos 2 alunos do IST, que foram recebidos por dois engenheiros da Opensoft. Os alunos foram o Gil Lacerda e o Dário Nascimento, que passaram o dia a acompanhar o trabalho do Bruno Alves Teixeira e do Ricardo Jorge, no nosso cliente Autoridade Tributária e Aduaneira. Puderam ver ao vivo como tudo pode acontecer num dia de trabalho, dentro ou fora do que estava planeado, porque a realidade consegue quase sempre superar o que planeamos.

 

Foi um semestre bastante animado para a Opentour by Opensoft, para o ano cá estaremos novamente!

 

Vejam as fotos no nosso facebook.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website