Ricardo Anastácio nomeado CISO da Opensoft

Ricardo Anastácio nomeado CISO da Opensoft

 

Nesta nova função, Ricardo Anastácio será responsável por implementar a estratégia e a política de segurança da empresa tecnológica. Com 16 anos de casa, Ricardo Anastácio iniciou a sua carreira na Opensoft, passando agora a assumir as funções de CISO.

 

A Opensoft, empresa portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas, nomeou Ricardo Anastácio como CISO – Chief Information Security Officer. Trata-se de uma nova função que acrescenta mais um passo na formalização dos procedimentos de segurança da Opensoft e que vem responder à criticidade desta área na economia atual, em que a proteção de dados está no topo das prioridades das organizações.

 

Como CISO, Ricardo Anastácio será responsável pela implementação da política de segurança da informação da Opensoft. Terá também a seu cargo a gestão de incidentes de cibersegurança e o desenvolvimento de uma cultura organizacional que ajude a proteger a informação através de iniciativas de consciencialização – quer no desenvolvimento de aplicações, quer na disseminação de práticas de promoção da proteção de informação.

 

«A segurança é sempre uma área importante para qualquer empresa, mas numa altura em que aumentam o número e a gravidade dos ataques cibernéticos, é essencial garantir que os dados da Opensoft, dos clientes e dos colaboradores estão protegidos. A confiança é essencial na nossa proposta de valor.», destaca José Vilarinho, CEO da Opensoft.

 

Ricardo Anastácio integrou a equipa Opensoft ainda antes de concluir o último ano da licenciatura, em 2003, como consultor. Desde então, foi promovido a consultor sénior e posteriormente a coordenador técnico de projetos, até assumir as funções de gestor de projeto e CISO.

 

Com 40 anos e licenciado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, Ricardo Anastácio tem também um Mestrado Integrado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e frequenta atualmente uma pós-graduação em Cibersegurança da Universidade Europeia.

 

“A atribuição deste cargo de CISO espelha o reconhecimento que a Opensoft tem no meu trabalho e fico muito grato pela oportunidade de evoluir numa das áreas mais interessantes da Informática. O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) Europeu veio dar incidência a estas questões, mas também no panorama nacional, com a Lei n.º 46 de 2018, há uma crescente preocupação em manter confidenciais os dados dos cidadãos. Para além de hacktivistas e de ataques a entidades comerciais, verifica-se um aumento do foco dos ataques em alvos estatais. Como o e-Government é uma das principais áreas de atuação da empresa é de extrema importância que a Opensoft esteja protegida e seja capaz de proteger os seus clientes.”, conclui Ricardo Anastácio.

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website