Porque devemos usar Scrum no desenvolvimento aplicacional?

Opensoft > Blog  > Porque devemos usar Scrum no desenvolvimento aplicacional?
Scrum no desenvolvimento aplicacional

Porque devemos usar Scrum no desenvolvimento aplicacional?

A organização das tarefas e da equipa pode ser a resposta para o sucesso de um projeto. É por isso que as empresas procuram a melhoria contínua ao nível das metodologias ou princípios de desenvolvimento que ajudam a criar aplicações de forma mais estruturada, rápida e eficaz.

 

Com o objetivo de criar aplicações centradas nas necessidades dos clientes, foram desenvolvidas várias metodologias para acelerar o desenvolvimento aplicacional, sendo o Scrum uma das mais conceituadas atualmente. É uma metodologia baseada em princípios Agile que se foca na entrega dos produtos ou aplicações no menor tempo possível.

 

Na metodologia Scrum, as tarefas do projeto são organizadas em sprints, que podem durar desde uma semana até um mês, e que permitem avaliar e verificar o estado da aplicação de forma contínua. Apresentamos-lhe 5 razões para usar o Scrum para o desenvolvimento aplicacional:

 

1. A prioridade é a entrega

 

Um dos preceitos do Scrum é que o produto (ou uma parte importante do produto) seja entregue ao cliente o mais cedo possível e de forma regular ao longo do projeto. Deste modo, o cliente avalia versões funcionais do produto e pode dar um feedback apurado à equipa de desenvolvimento, para que esta inclua as impressões do cliente de forma imediata nos novos desenvolvimentos.

 

2. Poupa tempo e dinheiro

 

O Scrum ajuda a gerir as tarefas de forma mais eficiente e organizada, permitindo que os projetos sejam concluídos de forma mais rápida e com menos custos. A metodologia Scrum aconselha a fazer uma reunião diária, de 15 minutos, para garantir o acompanhamento das várias etapas do projeto. Deste modo, garante que o produto é finalizado de acordo com o que foi delineado e de forma mais célere.

 

3. Incentiva ao trabalho em equipa

 

Uma das vantagens do Scrum é que quando há alguma dúvida ou problema, todos sabem quem é o elemento responsável por cada tarefa no projeto. Os membros da equipa são responsáveis pelo trabalho que entregam em cada momento do projeto e decidem a ordem das tarefas a fazer num determinado sprint. Assim, cada membro da equipa desenvolve o seu trabalho de forma mais consistente, quando comparado com outras abordagens.

 

4. Promove a aprendizagem contínua

 

No fim de cada sprint, os membros da equipa têm oportunidade de rever os sucessos e os problemas que surgiram e como estes podem ser melhorados no próximo sprint. Assim, a equipa vai aperfeiçoando competências à medida que o projeto avança.

 

5. É flexível

 

A metodologia Scrum pode ser aplicada em qualquer momento do projeto de desenvolvimento aplicacional. Quer seja no início ou no final, o Scrum facilita a gestão das equipas e permite acelerar o desenvolvimento aplicacional.

 

Ainda que o Scrum não seja a única metodologia baseada nos princípios Agile, é a metodologia mais amplamente aplicada na área do desenvolvimento aplicacional. O facto do Scrum permitir o progresso dos projetos em tempo real, em vez de utilizar suposições para planear as etapas do projeto, permite resolver problemas mais facilmente e concluir o produto de forma mais rápida.

 

Procura um parceiro para o desenvolvimento aplicacional que tenha uma resposta rápida às mudanças e que promova a comunicação e colaboração direta com os clientes? Conte com os nossos serviços de consultoria tecnológica.

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website