logo dark logo light logo
  • Serviços
    • Software
    • Consultoria
    • Nearshoring
  • Soluções
    • Digitalização de serviços
    • Integração de sistemas
    • Big Data
    • Machine Learning
    • Mobilidade
    • Segurança da Informação
    • UX/UI
  • Produtos
    • idfyme
    • Lightweightform
    • SAFTPRO
    • SIMN
  • Carreiras
    • Trabalhar connosco
    • Oportunidades
  • Sobre nós
    • Quem somos
    • Como trabalhamos
    • Notícias
    • Publicações
    • Blog
  • Contacte-nos
  • PT
logo dark logo light logo
  • Serviços
    • Software
    • Consultoria
    • Nearshoring
  • Soluções
    • Digitalização de serviços
    • Integração de sistemas
    • Big Data
    • Machine Learning
    • Mobilidade
    • Segurança da Informação
    • UX/UI
  • Produtos
    • idfyme
    • Lightweightform
    • SAFTPRO
    • SIMN
  • Carreiras
    • Trabalhar connosco
    • Oportunidades
  • Sobre nós
    • Quem somos
    • Como trabalhamos
    • Notícias
    • Publicações
    • Blog
  • Contacte-nos
mobile-logo
  • PT
  • Serviços
    • Software
    • Consultoria
    • Nearshoring
  • Soluções
    • Digitalização de serviços
    • Integração de sistemas
    • Big Data
    • Machine Learning
    • Mobilidade
    • Segurança da Informação
    • UX/UI
  • Produtos
    • idfyme
    • Lightweightform
    • SAFTPRO
    • SIMN
  • Carreiras
    • Trabalhar connosco
    • Oportunidades
  • Sobre nós
    • Quem somos
    • Como trabalhamos
    • Notícias
    • Publicações
    • Blog
  • Contacte-nos

A importância de uma estratégia digital

Opensoft > Blog  > A importância de uma estratégia digital
A importância de uma estratégia digital
10 Out

A importância de uma estratégia digital

by ana
in Blog, Gestão de projetos
Comments

 

O poder da tecnologia e a sua importância no mundo dos negócios é inegável. As empresas estão pressionadas a evoluir, tanto na forma como operam, como na forma como fazem negócio. A tecnologia é, normalmente, o elemento central dessa evolução e tem como objetivo a adaptação dos processos da empresa às exigências atuais do mercado.

 

A necessidade de transformar os processos e os tornar digitais pode ser desafiante para as organizações, mas ficar parado não é opção. A digitalização é o caminho certo para melhorar um negócio, no entanto é necessária uma estratégia digital específica para a organização. Uma estratégia digital sólida e a sua correta execução são determinantes para o crescimento da organização e atingir o maior retorno possível sobre o investimento.

 

O que é uma estratégia digital?

 

Para algumas pessoas, a palavra digital refere-se a um canal, por exemplo sempre que se utiliza uma aplicação móvel. Contudo, o digital pode ser muito mais abrangente e alargar-se a muitas outras áreas, como as vendas e os canais de distribuição, além dos próprios produtos e/ou serviços que a organização disponibiliza. Há ainda, paralelamente, o conceito de digitalização de processos que, de forma resumida, implica a transformação do trabalho manual através de software.

 

Quando uma organização altera a sua forma de funcionar, por exemplo, permitindo o acesso aos seus serviços através de canais digitais, está a trabalhar para a digitalização da organização. Neste sentido, a estratégia digital é semelhante à estratégia tecnológica. Na prática, investe-se em tecnologia para obter resultados, mas em que é que se investe?

 

Possivelmente cada setor de uma organização irá responder de uma forma diferente: na área tecnológica é possível que considerem a migração para serviços cloud como sendo a estratégia digital e no marketing a aposta nos canais digitais, o elemento central da estratégia.

 

Na verdade, a melhor forma de definir estratégia digital é pensar que engloba os serviços cloud, o investimento nos canais digitais, o investimento em novos produtos e na análise de big data, entre outros. Ou seja, a estratégia digital são todas as ações que vão ocorrer na empresa, tendo como objetivo a sua transformação digital.

 

Como definir uma estratégia digital?

 

Antes de começar a definir uma estratégia, é importante definir os objetivos e quais as razões para aplicar uma estratégia digital. Implementar uma estratégia digital só porque os concorrentes também o fizeram, não será a estratégia mais viável.

 

Muitas vezes, pensa-se que se a organização está a implementar alguma ação rumo à sua digitalização é positivo. No entanto, essas ações não fazem sentido se não estiverem a ir em direção aos objetivos do negócio. Por outro lado, esperar pelo futuro para decidir quais as medidas a implementar, pode resultar em quebras para o negócio ou mesmo ditar o fim da organização.

O impacto económico de uma estratégia digital é muito elevado, mas nem todas as empresas têm orçamento disponível para investir na sua digitalização. Então, importa fazer uma análise ponderada das áreas a investir.

 

É frequente que as organizações se concentrem nos seus produtos e serviços, normalmente uma opção que exige investimentos significativos nas áreas de digitalização e inovação. Mas há áreas que podem ser mais vantajosas para o negócio, como a otimização dos canais de fornecedores ou a melhoria da infraestrutura tecnológica. Uma estratégia digital deve ter em conta a realidade económica da organização e estar contextualizada com os seus produtos e serviços.

 

Execução ou estratégia?

 

Temos vindo a mencionar como a estratégia digital é importante, mas esta não vale de nada se não for bem executada. Na verdade, estratégia e execução são igualmente importantes, mas muitas das empresas que se estão a ser disruptivas no mercado, são aquelas que se preocuparam em definir uma estratégia (Mckinsey, 2017).

 

As organizações que se mobilizam para responder eficazmente aos desafios e oportunidades digitais são aquelas capazes de agir de forma transversal na organização, reunindo os recursos e as competências de todas as áreas da organização de forma integrada. Ou seja, todos os elementos da organização trabalham de forma colaborativa e de maneira contínua, garantindo o sucesso da estratégia digital.

 

É também importante que a estratégia digital esteja alinhada com os objetivos do negócio e da organização. Por exemplo, quando se desenvolve um novo produto, pode ser mais proveitoso investir no modelo de negócio do produto do que pensar exclusivamente no canal de vendas digital. Deste modo, o efeito do investimento será mais visível, uma vez que há um investimento em todas as áreas do negócio.

 

O mesmo se verifica na situação inversa: quando a área de vendas é um foco de problemas, delinear uma estratégia digital para os resolver , em vez de por exemplo, apostar na migração para a cloud terá, à partida, resultados mais positivos.

 

Então, onde é que a sua organização deve investir? Cada casa é único, por isso entre em contacto com a nossa equipa de especialistas em estratégia digital para trabalharmos em conjunto na digitalização da sua organização.

 

 

Tags:
estratégia digital,transformação digital
<
>
Sem comentários

Deixe um comentário Cancel Reply

Comentário
Nome
Email
Website

Mais recentes

  • Opensoft aumenta salários em 10% após consolidação de resultados em 2022
  • Estágio sobre qualidade de código termina com 17 valores
  • As fases da transformação digital: onde está a sua organização?
  • Opensoft é PME Excelência 2021
  • Apresentação BSC 2022: já conhecemos os resultados

Arquivo

Categorias

Email: comercial@opensoft.pt

Tel: +351 21 380 44 10

  • Home
  • Software
  • Consultoria
  • Nearshoring
  • Digitalização de serviços
  • Integração de Sistemas
  • Big Data
  • Machine Learning
  • Mobilidade
  • Segurança da Informação
  • UX/UI
  • Produtos
  • Trabalhar connosco
  • Oportunidades
  • Quem somos
  • Como trabalhamos
  • Notícias
  • Publicações
  • Blog
  • Contacte-nos
  • Termos e Condições
  • Cookies
  • Proteção de Dados
  • Fornecedores
  • Denúncias
© Opensoft