logo dark logo light logo
  • Serviços
    • Software
    • Consultoria
    • Nearshoring
  • Soluções
    • Digitalização de serviços
    • Integração de sistemas
    • Big Data
    • Machine Learning
    • Mobilidade
    • Segurança da Informação
    • UX/UI
  • Produtos
    • idfyme
    • Lightweightform
    • SAFTPRO
    • SIMN
  • Carreiras
    • Trabalhar connosco
    • Oportunidades
  • Sobre nós
    • Quem somos
    • Como trabalhamos
    • Notícias
    • Publicações
    • Blog
  • Contacte-nos
  • PT
logo dark logo light logo
  • Serviços
    • Software
    • Consultoria
    • Nearshoring
  • Soluções
    • Digitalização de serviços
    • Integração de sistemas
    • Big Data
    • Machine Learning
    • Mobilidade
    • Segurança da Informação
    • UX/UI
  • Produtos
    • idfyme
    • Lightweightform
    • SAFTPRO
    • SIMN
  • Carreiras
    • Trabalhar connosco
    • Oportunidades
  • Sobre nós
    • Quem somos
    • Como trabalhamos
    • Notícias
    • Publicações
    • Blog
  • Contacte-nos
mobile-logo
  • PT
  • Serviços
    • Software
    • Consultoria
    • Nearshoring
  • Soluções
    • Digitalização de serviços
    • Integração de sistemas
    • Big Data
    • Machine Learning
    • Mobilidade
    • Segurança da Informação
    • UX/UI
  • Produtos
    • idfyme
    • Lightweightform
    • SAFTPRO
    • SIMN
  • Carreiras
    • Trabalhar connosco
    • Oportunidades
  • Sobre nós
    • Quem somos
    • Como trabalhamos
    • Notícias
    • Publicações
    • Blog
  • Contacte-nos

Como fomentar a disrupção na sua organização?

Opensoft > Blog  > Como fomentar a disrupção na sua organização?
Como fomentar a disrupção na sua organização?
23 Out

Como fomentar a disrupção na sua organização?

by ana
in Blog, Gestão de projetos
Comments

Já ninguém pode travar a transformação digital. Deste modo, para qualquer organização que pretenda ser bem sucedida, é importante fomentar a dirupção nas suas equipas.

 

As organizações perceberam que o futuro já não é tão previsível como há alguns anos e que, a qualquer momento, uma start-up pode invadir o mercado, conseguir a penetração mundial do seu serviço ou produto e criar um padrão de utilização que todas as outras organizações vão querer implementar.

 

Assim, importar fomentar a disrupção e a inovação numa organização. Mas, de que forma? Inovar através do produto/serviço ou focar-se nos processos e modelo de negócio da organização? Como deve calcular, cada organização é única, mas o que é verdadeiramente importante a ter em conta é que agora os clientes/utilizadores têm muito mais poder de decisão do que há alguns anos. E isso não pode ser, de modo algum, esquecido.

 

É evidente que o desenvolvimento tecnológico não vai abrandar, por isso as empresas precisam de estar prontas para a disrupção. Como? Deixamos-lhe algumas sugestões.

 

1. Foco nas competências humanas

 

A disrupção não é feita apenas com tecnologia, também é necessário juntar a imaginação e a criatividade para criar algo verdadeiramente inovador.

 

Promover discussões, aproveitar a experiência e ideias dos elementos mais recentes na equipa (porque estão menos expostos aos padrões de funcionamento da organização) são algumas das ações a promover para conseguir tornar uma equipa mais criativa.

 

2. Aproveite os dados que recolhe no mercado

 

A maior parte das pessoas prefere fazer o seu trabalho da forma que sempre fez e afasta a possibilidade de mudança. Esta situação é também aplicável às organizações que são tendencialmente conservadoras e focadas em resultados visíveis a curto prazo. Aproveite os dados do mercado, avalie quais as organizações que estão a provocar disrupção e faça um plano do impacto na sua organização, incluindo possíveis perdas de lucro e ou clientes. Este tipo de análise é muito mais eficaz para conseguir ser disruptivo do que meramente tentar reproduzir algo está a surgir no mercado.

 

3. Invista de forma sustentada na disrupção

 

Grande parte das empresas que causaram disrupção no mercado, não o conseguiram fazer de um dia para o outro (sim, nem a Netflix o conseguiu).

 

Fomentar a disrupção numa organização exige um investimento sustentado não só para transformar as capacidades de inovação, mas também a própria organização. Muitos especialistas sugerem começar a inovar com um projeto de pequena dimensão, minimizando os riscos associados. Esta pode ser uma opção para que todos os elementos da organização fiquem alinhados e partilhem a mesma ambição pela disrupção e inovação.

 

 

Ok, já conheço a teoria. E a prática?

 

Nunca há uma fórmula imediata, mas há algumas iniciativas que podem ajudar a fomentar a disrupção:

 

– Estimular a discussão de ideias em contexto de trabalho;

– Promover a imaginação;

– Juntar equipas diferentes (por exemplo vendas e técnica), levando-os a partilhar os seus pontos de vista sobre os serviços/produtos da organização;

– Garantir que o cliente é visto como o elemento principal em qualquer departamento da organização.

 

Estas são algumas das ações que as organizações, nomeadamente os seus líderes, podem promover para preparar a organização para a disrupção. E não se esqueça é preciso agir agora! Só assim as organizações podem prosperar na revolução digital atual.

 

 

Tags:
disrupção,organização
<
>
1 Comentário
  • Rui Ramalho
    Responder
    Posted at 13:47, 23 Outubro, 2019

    Gosto! Simples mas muito direto.

Deixe um comentário Cancel Reply

Comentário
Nome
Email
Website

Mais recentes

  • Estágio sobre qualidade de código termina com 17 valores
  • As fases da transformação digital: onde está a sua organização?
  • Opensoft é PME Excelência 2021
  • Apresentação BSC 2022: já conhecemos os resultados
  • Opensoft nomeia Rui Cruz para liderar operação da empresa

Arquivo

Categorias

Email: comercial@opensoft.pt

Tel: +351 21 380 44 10

  • Home
  • Software
  • Consultoria
  • Nearshoring
  • Digitalização de serviços
  • Integração de Sistemas
  • Big Data
  • Machine Learning
  • Mobilidade
  • Segurança da Informação
  • UX/UI
  • Produtos
  • Trabalhar connosco
  • Oportunidades
  • Quem somos
  • Como trabalhamos
  • Notícias
  • Publicações
  • Blog
  • Contacte-nos
  • Termos e Condições
  • Cookies
  • Proteção de Dados
  • Fornecedores
  • Denúncias
© Opensoft