4 Mitos sobre o desenvolvimento à medida

Opensoft > Blog  > 4 Mitos sobre o desenvolvimento à medida

4 Mitos sobre o desenvolvimento à medida

Uma solução de software de desenvolvimento à medida garante o controlo de todos os elementos da aplicação, desde as funcionalidades disponíveis até às interfaces de utilização. Por outro lado, soluções já existentes no mercado podem ser suficientes para colmatar as necessidades de uma organização.

 

Uma premissa normalmente utilizada para decidir qual o caminho a adotar é: comprar quando já existe, desenvolver apenas se for necessário. Esta visão é demasiado simplista, porque a decisão de optar ou não por uma solução à medida tem de considerar as características e necessidades da empresa, assim como os requisitos do sistema.

 

O desenvolvimento à medida pode ser a melhor solução para colmatar as necessidades específicas de uma empresa. Para o ajudar a tomar uma decisão fundamentada, desvendamos os principais mitos associados ao desenvolvimento à medida.

 

 

Mito 1: Já existem soluções no mercado parecidas

 

 

Por vezes, as soluções de software existentes no mercado conseguem responder de forma eficaz às necessidades da sua empresa/organização. As questões que precisa de ponderar são: como pretende usar o software e o que funcionalidades necessita no novo software.

 

Se procura um software que integre vários sistemas, uma solução desenvolvida à medida será mais adequada. Se, depois de fazer alguma pesquisa no mercado, não encontrou nenhum software que corresponda às suas necessidades, o melhor é pensar numa solução à medida.

 

 

Mito 2: É demasiado caro

 

 

Normalmente quando se fala em algo construído “à medida”, pensa-se em custos elevados. Nem sempre. O custo extra associado ao desenvolvimento à medida pode ser diluído nos benefícios que proporciona ao longo dos anos de utilização.

 

As soluções disponíveis no mercado apresentam um custo de acordo com as funcionalidades que dispõem. Tendencialmente, o preço final vai aumentando à medida que as funcionalidades são adicionadas. Por vezes, o software necessita de estar licenciado em cada computador, o que pode ser um problema, caso a empresa cresça muito rapidamente.

 

No desenvolvimento à medida, estas questões não se verificam. A definição dos requisitos do sistema garante que este responda a todas as necessidades da empresa/organização.

 

O desenvolvimento à medida também permite que o tempo de aprendizagem na utilização do software seja menor, já que este foi criado tendo em conta os processos e fluxos específicos da organização.

 

 

Mito 3: Demora muito tempo a desenvolver

 

 

Este é um dos grandes mitos do desenvolvimento de software à medida.  É normal pensar-se que optar por um software disponível no mercado permite a sua utilização imediata, mas nem sempre é verdade. O tempo necessário para adaptar e adequar o software aos processos da empresa pode estender-se por alguns meses.

 

Sendo assim, é necessário avaliar se o tempo necessário para parametrização do software não será idêntico àquele que se aguarda pela primeira versão de uma aplicação feita à medida.

 

A grande vantagem de tempo no desenvolvimento à medida é a forma como reproduz os processos e fluxos  da organização. O sistema é desenhado para se integrar de forma transparente com outras ferramentas de que a organização já disponha. Assim, os colaboradores trabalham melhor e mais rápido.

 

Os ganhos de tempo são ainda mais elevados se o sistema integrar vários processos da organização e armazenar toda a informação num único local, evitando a utilização de diferentes plataformas.

 

 

Mito 4: Tem demasiados bugs

 

 

Existe a perceção de que uma solução feita à medida é mais propícia a bugs. O que acontece é que uma solução desenvolvida de raiz passa por várias etapas de desenvolvimento que necessitam de ser testadas antes de serem disponibilizados para todos os utilizadores.

 

Os bugs vão surgir sempre, independentemente da solução ser ou não construída à medida. Não é por acaso que várias empresas de software oferecem atualizações aos seus produtos com uma certa regularidade. Atualmente existem empresas de desenvolvimento à medida que possuem equipas especializadas em testes e dedicadas à qualidade do software, assim como programas para a deteção automática de erros.

 

Tendo em conta este fator, é importante escolher uma equipa de desenvolvimento de software que execute testes intensivos na aplicação de modo a garantir a sua utilização eficiente.

 

O desenvolvimento à medida garante uma solução adequada às necessidades da sua organização. Além disso, permite-lhe ter maior controlo sobre o sistema (não terá de lidar com custos de atualizações ou licenciamentos imprevistos, por exemplo).

 

Apesar dos custos iniciais, o desenvolvimento à medida permite criar soluções flexíveis e escaláveis, ou seja, que acompanham o crescimento da sua organização, tanto em dimensão como em número de clientes.

 

Qual a sua opinião sobre o desenvolvimento de software à medida? Partilhe as suas ideias e experiências!

 

Sem comentários

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website