Machine Learning: qual a sua importância para as tomadas de decisão?

Opensoft > Blog  > Machine Learning: qual a sua importância para as tomadas de decisão?
Machine Learning: qual a sua importância para as tomadas de decisão?

Machine Learning: qual a sua importância para as tomadas de decisão?

Fazer mais com menos: esta é a máxima que orienta a estratégia de muitos negócios hoje em dia. Naturalmente que a tecnologia tem um papel muito importante na otimização dos processos de cada organização e, nessa área, os algoritmos de machine learning (que estão intrinsecamente ligados à inteligência artificial), fornecem informação muito relevante ao negócio.

 

Estes algoritmos permitem simplificar decisões complexas, por exemplo como devem ser alocados os recursos, como e quando agendar tarefas ou como lidar com restrições de stock ou mão-de-obra. Assim, não é surpreendente que o número de empresas que está a usar estes sistemas para ter vantagem competitiva sobre os seus concorrentes tenha crescido 270% entre 2015 e 2019 (dados da consultora Gartner).

 

Os algoritmos de machine learning podem auxiliar nas tomadas de decisão em quase todas as áreas do seu negócio. Da análise financeira até à satisfação dos seus clientes, desde que a qualidade dos dados seja garantida, os sistemas de machine learning vão ajudar.

 

1. Política de preços

 

A otimização de preços baseada em algoritmos de machine learning permite identificar relações não convencionais entre uma imensidade de fatores, como o preço dos concorrentes, a elasticidade de preço, a procura, o stock ou a sazonalidade, entre outros. Toda esta análise é feita pelos algoritmos de forma automática e precisa, ajudando a definir o preço ideal do produto e eliminando a possibilidade de erro humano.

 

2. Marketing

 

Numa altura em que o cliente tem de ser o foco do negócio, é essencial compreender e antever as suas necessidades e expectativas. Apenas deste modo, será possível alinhar a oferta da organização com os desejos do cliente. A análise dos comportamentos dos clientes através de sistemas de machine learning, é vital para tomar as melhores decisões de marketing, por exemplo qual a altura mais propícia para o lançamento de um novo produto.

 

3. Vendas

 

A área de vendas tem beneficiado imenso com os dados recolhidos através dos canais digitais. As redes sociais e os sites são uma fonte quase inesgotável de dados, mas, muitas vezes, as equipas de vendas não têm disponibilidade para analisar e identificar a informação relevante.

 

Os sistemas de machine learning podem acelerar significativamente o processo de identificação das informações mais valiosas e sinalizar quais os leads com mais potencial, ajudando a equipa de vendas a priorizar as tarefas e a acelerar o processo de vendas.

 

4. Deteção de fraudes

 

Com o volume de vendas através dos canais digitais a crescer exponencialmente, as organizações têm implementado muitas medidas para aumentar a segurança das transações online. A par de outras tecnologias, os algoritmos de machine learning estão a ser utilizados para melhorar o processo de deteção de fraudes. Uma das aplicações destes sistemas é através da procura de transações suspeitas e fraudulentas, separando-as de transações legítimas. Como? O sistema, após a análise de um conjunto de dados, constrói modelos que servem de base para identificar sinais de alerta em cada transação, despoletando um “alarme” quando apresenta sinais de possibilidade de fraude.

 

A aplicabilidade dos modelos de machine learning para a deteção de fraude não se esgotam nas transações financeiras. Podem ser aplicados na administração pública para deteção de situações de evasão fiscal ou no sistema de segurança social para deteção de benefícios sociais atribuídos incorretamente.

 

Estas são algumas áreas que podem beneficiar com a implementação de sistemas de machine learning, mas há muitas outras. O que é certo é que estes sistemas são muito poderosos e permitem tomar decisões sustentadas por informação confiável, auxiliando as tomadas de decisão e melhorando a vantagem competitiva do negócio.

 

Introduzir os algoritmos de machine learning na sua organização não é uma tarefa tão difícil quanto possa pensar. Estes sistemas podem ser integrados com outras aplicações que já são utilizadas na organização, aperfeiçoando os sistemas para oferecerem mais informação ao negócio. Para saber como pode implementar algoritmos de machine learning na sua organização e utilzá-los como auxílio para as tomadas de decisão, entre em contato connosco!

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website