logo dark logo light logo
  • Serviços
    • Software
    • Consultoria
    • Nearshoring
  • Soluções
    • Digitalização de serviços
    • Integração de sistemas
    • Big Data
    • Machine Learning
    • Mobilidade
    • Segurança da Informação
    • UX/UI
  • Produtos
    • idfyme
    • Lightweightform
    • SAFTPRO
    • SIMN
  • Carreiras
    • Trabalhar connosco
    • Oportunidades
  • Sobre nós
    • Quem somos
    • Como trabalhamos
    • Notícias
    • Publicações
    • Blog
  • Contacte-nos
  • PT
logo dark logo light logo
  • Serviços
    • Software
    • Consultoria
    • Nearshoring
  • Soluções
    • Digitalização de serviços
    • Integração de sistemas
    • Big Data
    • Machine Learning
    • Mobilidade
    • Segurança da Informação
    • UX/UI
  • Produtos
    • idfyme
    • Lightweightform
    • SAFTPRO
    • SIMN
  • Carreiras
    • Trabalhar connosco
    • Oportunidades
  • Sobre nós
    • Quem somos
    • Como trabalhamos
    • Notícias
    • Publicações
    • Blog
  • Contacte-nos
mobile-logo
  • PT
  • Serviços
    • Software
    • Consultoria
    • Nearshoring
  • Soluções
    • Digitalização de serviços
    • Integração de sistemas
    • Big Data
    • Machine Learning
    • Mobilidade
    • Segurança da Informação
    • UX/UI
  • Produtos
    • idfyme
    • Lightweightform
    • SAFTPRO
    • SIMN
  • Carreiras
    • Trabalhar connosco
    • Oportunidades
  • Sobre nós
    • Quem somos
    • Como trabalhamos
    • Notícias
    • Publicações
    • Blog
  • Contacte-nos

Porque é que a colaboração é essencial na transformação digital?

Opensoft > Blog  > Porque é que a colaboração é essencial na transformação digital?
Porque é que a colaboração é essencial na transformação digital?
26 Nov

Porque é que a colaboração é essencial na transformação digital?

by Isabel Felício
in Blog, Gestão de projetos
Comments

Uma estratégia de transformação digital implica, muitas vezes, alterações significativas na organização, nas metodologias de trabalho e no modelo de negócio. Consequentemente, pode ser um desafio passar pela mudança e conseguir atingir os resultados esperados.

 

A taxa de sucesso das iniciativas de transformação digital está muito ligada à colaboração dentro da organização, funcionando mesmo como um catalisador do processo. Um estudo da Mckinsey sobre a chave para o sucesso em iniciativas digitais destaca a colaboração entre unidades de negócio como um agente relevante para aumentar a probabilidade de sucesso da estratégia implementada.

 

Assim, vamos revelar-lhe como e porque é que a colaboração entre equipas pode ser determinante para a transformação digital da sua organização.

 

 

Plano transversal às equipas

 

Tenha este conceito em mente: todos os departamentos podem e devem contribuir no plano de transformação digital.

 

Por um lado, é importante incluir as equipas na definição de estratégias digitais para a organização, até porque cada departamento terá insights que serão uma mais-valia para o desenho da estratégia. Por exemplo, duas áreas da organização podem complementar-se, dando uma visão mais rica do perfil do cliente. Deste modo, é possível identificar fortes oportunidades de melhoria que terão grande impacto na decisão do plano de transformação digital a adoptar.

 

Por outro lado, sendo que uma estratégia de transformação digital requer mudança e adaptação, o trabalho de equipa é essencial para garantir que a organização está alinhada nos objetivos e a colaborar para os atingir.

 

 

A influência do talento e da cultura

 

Em qualquer organização são as pessoas que fazem o negócio funcionar e também são elas que têm o poder de gerir a mudança. Há ferramentas e sistemas digitais que podem ser ótimos para o desenvolvimento do negócio, mas sem as equipas a dar-lhes uso e a tirar o máximo partido delas, não têm grande valor. Da mesma forma, as organizações precisam de ferramentas colaborativas, atualmente até para responder às necessidades geradas pela pandemia e o trabalho remoto.

 

No entanto, para além destas ferramentas, também são importantes a natureza e cultura da organização, isto é, como esta está estruturada, como é gerida e organizada para proporcionar um ambiente de colaboração. Assim, ter as competências, os sistemas e a cultura alinhados para conduzir as iniciativas de transformação digital é igualmente relevante.

 

 

Dar prioridade à modernização dentro da organização

 

Um processo de transformação digital pode começar com alterações internas: se os sistemas e ferramentas que a organização usa internamente estão desatualizados, como podem possibilitar uma boa experiência aos seus clientes? Mesmo relativamente ao desempenho das equipas, a modernização proporciona ganhos de produtividade nas operações diárias e pode ainda dar lugar a novas maneiras colaborativas de trabalhar.

 

 

Clareza e transparência do processo de transformação

 

Como em qualquer projeto que envolve mudança, é importante deixar claro o papel e responsabilidades de cada um. Clarificar o que cada iniciativa de transformação digital significa para as pessoas e para o negócio tem impacto na forma como essas iniciativas são recebidas e, consequentemente, nos resultados alcançados. Assim, a direção da organização tem de ser específica e clara sobre a visão que tem para o negócio e fomentar a ideia de que há uma missão conjunta em que todos contribuem para atingir o sucesso.

 

 

Para concluir…

 

Reconhecemos que pode ser desafiador gerir e controlar todas as suas iniciativas de transformação digital. Se por um lado, a tecnologia permite novas formas de trabalhar, a colaboração entre equipas é essencial para o avanço das iniciativas de transformação e, tal como a eficiência e produtividade, torna-se um parâmetro importante para o sucesso destas.

 

Se desejar saber como pode aumentar o nível de colaboração entre as suas equipas, entre em contacto connosco!

 

 

<
>
Sem comentários

Deixe um comentário Cancel Reply

Comentário
Nome
Email
Website

Mais recentes

  • Opensoft aumenta salários em 10% após consolidação de resultados em 2022
  • Estágio sobre qualidade de código termina com 17 valores
  • As fases da transformação digital: onde está a sua organização?
  • Opensoft é PME Excelência 2021
  • Apresentação BSC 2022: já conhecemos os resultados

Arquivo

Categorias

Email: comercial@opensoft.pt

Tel: +351 21 380 44 10

  • Home
  • Software
  • Consultoria
  • Nearshoring
  • Digitalização de serviços
  • Integração de Sistemas
  • Big Data
  • Machine Learning
  • Mobilidade
  • Segurança da Informação
  • UX/UI
  • Produtos
  • Trabalhar connosco
  • Oportunidades
  • Quem somos
  • Como trabalhamos
  • Notícias
  • Publicações
  • Blog
  • Contacte-nos
  • Termos e Condições
  • Cookies
  • Proteção de Dados
  • Fornecedores
  • Denúncias
© Opensoft