Plano de modernização tecnológico: 5 fatores para o sucesso

Opensoft > Blog  > Plano de modernização tecnológico: 5 fatores para o sucesso
Plano de modernização tecnológico: 5 fatores para o sucesso

Plano de modernização tecnológico: 5 fatores para o sucesso

O impacto do novo coronavírus está a levar muitas organizações a apostarem na transformação digital para o futuro do seu negócio. Segundo um estudo da AppDynamics, 66% dos profissionais de empresas tecnológicas afirmam que a pandemia revelou falhas na sua estratégia digital. Assim, a necessidade de acelerar um plano de modernização para ultrapassar os efeitos que a pandemia está a ter ou pode ter na sua organização é essencial.

 

Um dos elementos a considerar nesse plano de modernização são os sistemas legacy, que podem ser um ponto fraco na sua estratégia. Se considera que o seu sistema não está preparado para as novas necessidades da organização ou que requer manutenções demasiado demoradas, talvez esteja na altura de o atualizar, modernizando ou substituindo. Esta mudança pode ser benéfica não só pelos potenciais ganhos de produtividade nas tarefas, mas também por melhorar a segurança e desempenho dos sistemas de informação.

 

Assim, apresentamos-lhe 5 fatores a ter em consideração para um plano de modernização bem-sucedido.

 

1. Analise cuidadosamente os seus sistemas atuais

 

É importante estudar todos os aspetos da sua infraestrutura tecnológica atual, antes de decidir qual o método de modernização que pretende seguir. As tecnologias utilizadas, as interdependências do sistema e a experiência de utilização são alguns dos aspetos a ter em conta para a identificação das prioridades.

 

Pode ser tentador pensar num processo de modernização geral, mas isso normalmente implica um grande investimento. Uma alternativa viável é apostar numa solução de integração de sistemas mais antigos com aplicações mais recentes que ofereçam garantias de escalabilidade.

 

 2. Avalie as necessidades atuais e futuras

 

Após a análise dos sistemas da sua organização, qual a opção que lhe vai trazer os resultados que precisa mais rapidamente? Tenha em atenção não só o estado atual, mas também como prevê que o seu negócio evolua no futuro para que os sistemas acompanhem essas necessidades e alcancem os objetivos esperados. Isso implica definir prioridades de mudança, conforme as exigências do seu negócio, prazos e orçamento. Para além disso, pretende-se que a solução não seja apenas uma recriação do sistema antigo, mas uma atualização com benefícios a longo prazo.

 

3. Por vezes vezes menos é mais

 

Por norma, os sistemas legacy são complexos, por isso quando são alvo de atualizações ou melhorias, deve-se ter em consideração a simplicidade da arquitetura, a execução das tarefas de implementação de forma faseada e a transferência dos dados em segurança. Importa assegurar que o seu plano de modernização não falhe, por exemplo, por não assegurar a interligação entre os sistemas mais antigos e recentes.

 

4. Mantenha o seu software legacy facilmente acessível

 

Caso seja criado um novo sistema, poderá ser necessário consultar o antigo em alguns momentos. Deste modo, é útil criar um backup dessa informação. Ao mesmo tempo, no processo de migração da informação, é necessário garantir a integridade e a segurança dos dados. Poderá também ser uma boa altura para rever a informação e assegurar que, por exemplo, a forma como os dados estão armazenados é compatível com todos os sistemas em utilização.

 

5. Tenha em conta as necessidades da equipa e do próprio sistema

 

Tenha em consideração que as equipas de trabalho podem necessitar de algum tempo para se adaptarem ao novo sistema. Deste modo, pode ser relevante investir em formação para diminuir eventuais perdas de produtividade.

 

Não se esqueça que um plano de modernização deve ser acompanhado, por isso é importante fazer uma análise regular ao sistema, de modo a garantir que tudo está a funcionar e avaliar a necessidade de executar atividades de manutenção.

 

São cada vez mais as organizações que veem na sua estratégia digital uma oportunidade para melhorar os seus processos e necessária para responder às exigências do mercado. Com a necessidade de se adaptar a contextos incertos, um plano de modernização é fundamental para garantir o sucesso de um negócio.

 

A Opensoft pode ser o seu parceiro para o processo de modernização do seu negócio. Com as nossas equipas especializadas em integração de sistemas, mobilidade, segurança de informação, experiência de utilizador, entre outros serviços, poderemos desenhar um plano que irá permitir a escalabilidade dos seus sistemas e negócio. Contacte-nos!

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website