A importância das APIs para a modernização tecnológica

Opensoft > Blog  > A importância das APIs para a modernização tecnológica
A importância das APIs para a modernização tecnológica

A importância das APIs para a modernização tecnológica

As APIs não são apenas componentes tecnológicos, já que têm um papel importante na materialização das estratégias de negócio e na transformação digital das empresas. Hoje em dia muitas aplicações recorrem a APIs para garantirem a integração com múltiplos sistemas e eliminar constrangimentos tecnológicos.

 

De facto, um dos grandes desafios de qualquer processo de transformação ou modernização tecnológica é a integração de novas aplicações com sistemas legacy. A solução passa por encontrar ferramentas que assegurem a ligação entre as novas soluções e as antigas e também garantam a continuidade e evolução dos serviços sem comprometer a atividade da empresa. Neste cenário, as APIs são uma solução recorrente.

 

Mas afinal o que é uma API?

 

As Application Programming Interfaces (APIs) são um conjunto de rotinas, padrões e protocolos de acesso a um sistema. De uma forma simples, uma API funciona como uma espécie de ferramenta intermediária que faz a comunicação entre as duas partes, especificando a forma como os componentes do software devem interagir.

 

Ao desenvolver uma API, a empresa consegue criar uma ponte entre quaisquer sistemas, por exemplo entre um sistema legacy e aplicações web ou móveis, entre um CRM e um ERP, entre uma app de segurança e uma app de negócio. Pelo facto de assegurar a comunicação e a partilha de recursos entre dois sistemas distintos, esta tecnologia não só promove a partilha de serviços, como também permite escalar, acelerar e transformar os processos de negócio, facilitando a inovação e mitigando as barreiras/resistências à mudança.

 

A importância das APIs na transformação digital das empresas

 

Cerca de 90% dos decisores admitem que os seus sistemas legacy estão a travar a evolução da sua organização e a adoção de tecnologias digitais que permitam inovar ou melhorar a eficiência das tecnologias de informação. Antes de optarem por qualquer solução ou modelo de transformação digital, as empresas enfrentam uma série de desafios que podem ser determinantes para o sucesso de todo o processo. Continuo com o sistema que tenho, apostando na sua modernização? Mantenho a estrutura estável existente e que as equipas dominam, acrescentando apenas o necessário para agilizar processos?

 

São poucas as organizações com capacidade financeira para mudar tudo. A tendência é ajustar os sistemas existentes às novas tendências e ferramentas de trabalho e garantir uma boa integração entre as duas realidades. Neste caso, é importante existir uma avaliação cuidada das capacidades e do potencial das soluções existentes para garantir o sucesso de todo o processo de modernização.

 

As APIs são a chave para seguir continuamente um caminho de modernização, eficiência e inovação. Estas estão na base de uma infraestrutura tecnológica: ligam diferentes sistemas, evitam erros e duplicação de trabalho, permitem estratégias de automação e otimização e melhoram a utilização das soluções tecnológicas no ambiente de trabalho sem comprometerem a integridade dos sistemas.

 

Modernização tecnológica com APIs

 

Com recurso às APIs, as empresas podem enriquecer e dar “uma nova vida” aos sistemas, aproveitar e rentabilizar o investimento efetuado no passado e integrar novas soluções e funcionalidades que permitam manterem-se competitivas e adaptarem-se agilmente à evolução do mercado. Este ganho de flexibilidade permite uma orientação para o futuro, sem restrições que coloquem em causa a viabilidade ou adoção de novos modelos de negócio.

 

Saber como estruturar uma boa política de gestão de APIs, reutilizáveis e específicas, é essencial para evitar demasiada complexidade e ligar mais fácil e rapidamente dados, aplicações e sistemas. Quando bem desenhadas e implementadas, as APIs são um excelente aliado para aumentar a produtividade das equipas, usufruir das ferramentas mais avançadas, potenciar novas fontes de receitas e colocar o negócio na frente da era digital.

 

A chave para ultrapassar os desafios da modernização é diagnosticar, planear, preparar e executar o projeto, tendo sempre em conta o pleno alinhamento entre a tecnologia e o negócio. Assim, é importante ter um parceiro certo que lhe dê garantia de sucesso, por isso, conte connosco!

 

Sem comentários

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website