Transformação Agile? Não há uma fórmula, mas damos-lhe umas dicas!

Opensoft > Transformação Agile? Não há uma fórmula, mas damos-lhe umas dicas!
transformação agile

Transformação Agile? Não há uma fórmula, mas damos-lhe umas dicas!

 

Rapidez na resposta às necessidades do cliente é um requisito chave para o sucesso de uma organização. Mas, garantir essa rapidez exige, muitas vezes, alterações na forma de organizar e gerir tarefas. É aí que entra a transformação agile!

 

O que é a transformação agile?

 

Agile é um movimento que surgiu ligado desenvolvimento de software, mas que se propagou por todo o tipo de organizações, mesmo aquelas cujo principal negócio não é a tecnologia. No manifesto agile, escrito por engenheiros de software em 2001, são definidos os princípios do movimento que passam por dar mais enfâse à colaboração com o cliente ou responder de forma imediata às mudanças que surgem, entre outros princípios.

 

Os princípios agile são a base de muitas metodologias utilizadas no desenvolvimento de software, como por exemplo, o Scrum. Apesar de cada organização ter uma interpretação diferente dos princípios agile, há pontos em comum entre todas, como a necessidade de definir objetivos a atingir e garantir a comunicação e a colaboração entre todos os elementos da organização para atingirem os objetivos finais.

 

A transformação agile é todo o processo de mudança na organização para adoção dos princípios deste movimento. Para ter êxito, essa mudança deve envolver três áreas: pessoas, processos e ferramentas.

 

Uma das razões pelas quais as transformações agile podem ser complexas, é porque não há uma única fórmula para as executar. O ponto de partida e o contexto de cada organização (e a forma com que se relacionam com as metodologias ágeis) são diferentes e é isso que determina o seu sucesso ou insucesso.

 

No entanto, é possível identificar alguns pontos em comum que parecem sustentar todas as transformações agile que foram bem-sucedidas.

 

1. Não oculte, divulge todas as informações

 

É fundamental construir confiança nos processos de transformação agile, por isso divulgue de forma clara objetivos e as métricas para medir o seu sucesso. Defina uma periocidade para fazer uma divulgação da progressão da transformação e dos resultados conquistados.

 

2. Use a metodologia agile para implementar agile

 

Promova a cooperação e a autonomia nas equipas, tal como os princípios ágeis. Ainda que isso possa causar estranheza, rapidamente vai permitir que as equipas se organizem e comecem a detetar os pontos que precisam de ser melhorados.

 

3. Não se centre só na tecnologia

 

Transformações agile bem sucedidas abrangem qualquer área da organização. É possível começar pela tecnologia, mas uma transformação ágil precisa de abranger todas as áreas da empresa, incluindo recursos humanos, vendas, entre outros departamentos.

 

4. Envolva a direção da organização

 

Os líderes da organização precisam de apoiar a transformação agile, porque parte da transformação também tem influência na forma como trabalham. Se as metodologias ágeis dão mais responsabilidade e poder às equipas é necessário que a os líderes da organização alterem a forma de se relacionar com os colaboradores, de forma a eliminar obstáculos e garantir o bom desempenho de todos.

 

5. Seja paciente

 

Mudar não é fácil. Mudar uma organização, especialmente se for de grande dimensão, ainda é mais difícil. A maior parte das pessoas é resistente à mudança e uma transformação agile não pode acontecer da noite para o dia, porque é necessário mudar a cultura da própria organização (e para tal, podem ser necessários meses ou anos de esforço).

 

Apesar de não ser um percurso fácil, uma transformação agile bem-sucedida tem efeitos no negócio, nomeadamente na redução do time-to-market e dos custos da organização, entre outros. Ainda assim, a transformação agile deve ser sempre pensada de forma cuidada para garantir que o investimento feito, crie verdadeiramente valor para o negócio.

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

Comentário
Nome
Email
Website